Ivo S. G. Reis - Artigos, Poesias, Contos e Crônicas
Textos


Algumas frases "de" e "sobre" Edir Macedo, o fundador da IURD

(Postado por Ivo S. G. Reis em 8 janeiro 2012 às 16:00, no site "Irreligiosos" e para cá transcrito)

Costumamos tratar nossos assuntos com a maior seriedade e verificação das fontes, para evitar publicar matérias com informações levianas ou que não possam ser comprovadas ou ainda que atentem contra a nossa política editorial. Mas às vezes (temos de admitir), temos vontade de sair um pouco do sério, diante de alguns temas que seriam melhor assimilados se apresentados com uma certa dose de humor. Como escrever, por exemplo, sobre pastores que vendem meias, perfumes, gravatas, águas, perfumes e óleos "abençoados", sem usar da ironia, do sarcasmo e do humor? Se tratatarmos sempredesses assuntos com a nossa costumeira seriedade, alguns de nossos leitores poderão perder um pouco o interesse e ficarem preguiçosos para a leitura, porque já sabem o que vão encontrar e o que devem inevitavelmente concluir.

Assim, resolvemos fazer também um outro tipo de abordagem, a humorística, que transmite as mesmas reflexões, mas com um tipo de linguagem mais divertida e palatável; isso, é óbvio, sem abandonar a nossa principal filosofia editorial. Achamos a ideia tão interessante que estamos pensando em lançar duas séries:

I - Algumas frases "de" e "sobre"... (nome do líder religioso)
II - Biografias não autorizadas - (nome do líder religioso)


Opinem sobre a validade da ideia. Se a maioria for contra, não as publicaremos. Dito isto, vamos às frases, colhidas do site "Desciclopédia" (http://desciclopedia.ws/wiki/Edir_Macedo), um site humorístico que faz um plágio (declarado) à Wikipédia. Que fique claro que as frases abaixo são "clippings" de natureza humorística e podem ou não ser verdadeiras. Quanto às fontes, ou são total ou parcialmente fictícias ou são todas originadas da própria imaginação do autor.

Frases "de" ou "sobre" Edir Macedo, na Desciclopédia:
-----------------------------------------------------------------------------
Você quis dizer: Edinheirado Macedo (Google sobre Edir Macedo)
Você quis dizer: Iludir Maiscedo (Google sobre Edir Macedo)
Você quis dizer: Pedir Maiscedo (Google sobre Edir Macedo)
Você quis dizer: Bebi Maiscedo (Google sobre Edir Macedo)
Experimente também: Ditador maluco de pedra (Sugestão do Google para Edir Macedo)

- Quem não pagar o dízimo queimará eternamente nas chamas das profundezas dos quintos dos infernos! (Edir Macedo sobre Crentes Pirangueiros)
- Na vida tudo é passageiro, Jesus é o motorista e Edir Macedo o trocador.(Deus sobre Ônibus da Vida)
- Jesus é o caminho, Edir Macedo é o pedágio... (Ateu sobre Bebi Maiscedo)
- Agora só falta dar o caneco pra arrecadar dinheiro! (Iracema Rodrigues sobre Edir Macedo)
- Devolva o que é de Deus. (Edir Macedo sobre Fiéis)
- Bora irmão, dê logo senão vou vender tua salvação! (Edir Macedo sobre Jesus)
- Se tu não der os 10% ele te fode irmão (Edir Macedo sobre Jesus)
- Eu não preciso de uma varinha para fazer as coisas desaparecerem (Edir Macedo sobre Harry Potter)
- Nas crianças Jesus, nas crianças Jesus! Tatatatatatatatatata (Pastor Metralhadora sobre Edir Macedo)
- Grita o mais alto possível, pois Eu sou surdo!!! (Deus, sobre os evangélicos)
- Quem embarcar nessa, é abençoado, quem não embarcar, FICA... (EM sobre caminho para o Paraíso)
- Pequenas igrejas, grandes negócios (Edir Macedo sobre Igreja Universal)
- Meu deus! É assinado por Jesus Cristo! Vou comprar mesmo! (Fiel sobre Passaporte para o céu)
- Descubra a receita do sucesso com um dos maiores empresários do Brasil! (Narrador do Pequenas Empresas Grandes Negócios )
- Não esqueça! Doe 10% de seu salário! Nós precisamos de vocês, otári... digo, fiéis! (Bispo Macedo sobre problemas de relacionamento
- Dinheiro não traz felicidade. Me dê o seu e seja feliz. (Edir Macedo pregando)
- Se eu sou o caminho, ele é o Pedágio! (Jesus Cristo sobre Edir Macedo)
- Ou dá, ou desce!!! (Edir Macedo sobre sua filosofia de vida)
- Templo é dinheiro! (Edir Macedo sobre arquitetura religiosa)
- Ah sim, esse elemento está na linha ∞, coluna 3 da tabela periódica dos maus elementos. Mas cuidado, ele é muito enganador. (Alquimista sobre Edir Macedo)
- Meu ídolo!! (Tio Chico sobre Edir Macedo)
- Grande Homem! (Tio Myke sobre Edir Macedo)
- ... E um novo empresário do ramo das igrejas anuncia que pretende montar uma rede bancária, que deverá se chamar Banco Universal do Reino de Deus... (Jornal Nacional sobre os empreendimentos do Bispo Edir)
Fonte:Desciclopédia
------------------------ (Fim de transcrição) -----------------------

Outras frases célebres de Edir Macedo (estas verdadeiras e comprováveis)

-[...] Você nunca pode ter vergonha, ter timidez... Peça, peça! E quem quiser dá, dá; quem não quiser, não dá. E, se tiver alguém que não dá, tem um montão que vai dar. (NA: motivação para o encorajamento dos pastores)
Edir Macedo, num treinamento de pastores (vídeo)
- [...] O povo tem de ter confiança no seu pastor. Se você mostrar aquela,aquele chocho...aquela maneira chocha, o povo não vai confiar em você para orar. (NA: e também para fazer doações e/ou pagar o dízimo, é óbvio)
Edir Macedo, num treinamento de pastores (vídeo)
-[...] O povo, o povo quer ver o pastor, o seu pastor com coragem. O povo quer ver o pastor brigando com o demônio.
Edir Macedo, num treinamento de pastores (vídeo)
-[...] Você tem que chegar e se impor. “Ó, pessoal, você vai ter que ajudar agora na obra de Deus. Se você quiser ajudar, amém. Se você não quiser ajudar, Deus vai achar outra pessoa pra ajudar. Amém!” Entendeu como é que é?" (NA: Técnica da intimidação psicológica coletiva - o fiel se sente envergonhado de não contribuir e dá alguma coisa)
Edir Macedo, num treinamento de pastores (vídeo)
-[...] Para mim, o pastor que não arrecada, não atinge metas ou é dominado por sua mulher, não serve para a minha igreja" (NA: Em outras palavras: quem não arrecadar, cai fora, porque bom pastor é o que atinge as metas)
Depoimento de ex-pastor da IURD, em vídeo-denúncia

Assim realmente pensa Edir Macedo e é isso o que ele ensina para os seus pastores. O pior é que, a despeito de tudo o que se sabe sobre ele, a crentaiada o venera, acredita na "teologia da prosperidade" por ele propalada e só faz crescer a sua igreja. A IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) é a maior dentre todas as neopentecostais brasileiras.

Ele não é o único

Não, ele não é o único a praticar a famigerada "teologia da prosperidade", a enganar, extorquir e ter tais tipos de pensamentos sobre suas ovelhas. O estrondoso sucesso econômico da IURD despertou a inveja e a cobiça das igrejas concorrentes, das mais variadas denominações e não apenas entre as neopentecostais, Com isso, Edir já possui diversos imitadores - na verdade, "concorrentes" -, que seguiram a sua fórmula e também estão se dando bem e enriquecendo à custa da ingenuidade e boa-fé dos crentes evangélicos. São muitos os que já seguem a fórmula, mas citaremos apenas 5 dos principais, como se vê no slideshow abaixo (passe o mouse no rodapé da imagem e clique na seta de "parar slideshow" , se quiser ler toda a biografia de cada "artista")::

Se o slideshow não abrir, clique aqui!
Veja mais fotos como esta em Irreligiosos

Que a crentaiada fique esperta porque o que o Edir pensa e põe em prática, seguramente é o que os seus outros imitadores também fazem.
Ivo S G Reis
Enviado por Ivo S G Reis em 08/01/2012
Alterado em 08/01/2012
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Mencionar: Autor original: Ivo S. G. Reis; fonte: Recanto das Letras - Site do Autor - http://www.ivosgreis.prosaeverso.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários