Ivo S. G. Reis - Artigos, Poesias, Ensaios, Aforismos, Contos e Crônicas
Temas Instigantes
Aqui se encontra parte da matéria-prima dos meus livros, publicados e não publicados
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
01/12/2024 20h16
Bolsonarismo: Reflexões Teóricas e Diretrizes para um Revisionismo Histórico

Este é um livro em que continuo trabalhando, mas agora sem pressa. São duas as razões que me impedem de ainda não tè-lo concluido e publicado:

  1. Os fatos ainda estão acontecendo e o desfecho final do caso caminha a passos muito lentos. Muitos capítulos já estão fechados, mas para ser um verdadeiro "revisionismo histórico" é preciso que a versão final pública (verdadeira ou não) seja apresentada e que sejam decorridos alguns pares de anos, após a sua divulgação.

  2. Verficou-se que a terefa é hercúlea e que não pode ser cometida a um só escritor, sob pena de se cometer erros ou omissões. Para ser levada a bom termo, teria de ser escrita por uma junta de alguns especialistas, todos de reconhecido saber em suas respectivas áreas, tais como: um historiador imparcial, um jurista; um sociólogo; um "cientista político reconhecido"; um filósofo; um psicólogo e um neurocientista", pelo menos um de cada uma dessas áreas do conhecimento humano.

Ora, estamos já em 1º de dezembro de 2024 e a denúncia contra Bolsonaro e a cúpula da trama golpista do 8 de janeiro de 2023 sequer chegou a ser apresentada pela PGR, com sinalizações de que isto somente será feito no 1ª semestre de 2025 para, daí, ser acolhida pelo STF, transformando Bolsonaro e seus asseclas mais próximos em réus e, aí sim, começar a ser julgada, levando mais alguns meses (quantos?).

 

Diante disso, o livro, se chegar a vir a lume, se limitará apenas a expor algumas teorias e sugerir as diretrizes das pesquisas que embasarão (ou não) os elementos de convicção dos pesquisadores. É o máximo a que poderei chegar. O que vai acontecer depois, só o tempo dirá. Oxalá a nossa história política não fique mais uma vez manchada por anistias a traidores da pátria.

Publicado por Ivo S G Reis
em 01/12/2024 às 20h16