Ivo S. G. Reis - Artigos, Poesias, Contos e Crônicas
Meu Diário
18/12/2008 00h57
Se os Filósofos e os Ambientalistas Governassem o Mundo...
Texto a ser desenvolvido futuramente
Formato: prosa poética ou crônica
Resumo: Uma alegoria de como seria a humanidade se houvesse um governo mundial e um governo, em cada país, formados por órgãos colegiados (conselhos), compostos por filósofos e ambientalistas, com poder de decisão ou, pelo menos, como órgão consultivo dos governos.
Notas: Se o desenvolvimento do tema ficar muito extenso e não se enquadrar em prosa poética, poderá vir a ser publicado como crônica.  O rascunho da idéia é  o que vai determinar a forma final.

Pensamento: Ah, se o Governo Lula tivesse um órgão colegiado formado por filósofos e poetas para assessorá-lo... Haveria tanta desigualdade social? E os impostos? Aumentariam tanto, obrigando-nos a deixar quase metade do que ganhamos nas mãos do Governo? Não, com filósofos e poetas, não. Eles, em sua grande maioria, amam o que é justo, belo e politicamente correto.

Publicado por Ivo S G Reis em 18/12/2008 às 00h57
 
13/04/2008 04h59
Conversa com o Amigo Livro - Agendamento
Viste que hoje, andei conversando contigo e resolvi programar o resultado desta nossa conversa para uma publicação futura. Fiz isto por achar que o teor do que conversamos poderá interessar a muitas outras pessoas que também têm um amigo chamado "Livro".

Aliás, meu amigo, isto é uma promessa que te faço, a ti e a todos os teus irmãos, tal como me pediste. Ah, o texto? Será em forma de crônica porque, assim, fico mais à vontade para esculhambar aqueles que menosprezam o teu valor, achando que a mídia eletrônica e os tais de "e-books", em especial, podem substituir-te. Coitados... Como estão enganados! Não sabem o risco que correm com as publicações eletrônicas. Sequer sabem quanto tempo poderão durar, se é que vão durar. Deixa eles comigo! 

Pois é, amigão, como podes ver, os mesmos que hoje te menosprezam são aqueles a quem ensinaste a ler e escrever. Por isso, quero corrigir esta injustiça. E só não o faço agora, por estar atarefado e também por desejar um texto bem elaborado e bem pensado, que possa atingir a fundo o coração dessas pessoas que te destratam.

Não, eu não vou permitir essa injustiça. Eles que me aguardem!

Publicado por Ivo S G Reis em 13/04/2008 às 04h59
 
18/12/2007 02h09
Em nome do Progresso
Texto a ser publicado futuramente
Gênero: Poesia
Resumo: Atrocidades que se cometem contra o ser humano e a natureza, "em nome do progresso". Crítica ao capitalismo e ao consumismo irresponsável, que destrói nossos valores morais e o planeta em que vivemos.

Publicado por Ivo S G Reis em 18/12/2007 às 02h09
 
10/12/2007 04h28
Recordes (negativos) brasileiros
Andei meditando sobre alguns recordes indesejáveis que o Brasil detém e resolvi anotar aqui para comentar depois: 1º lugar em número de questões na Justiça do Trabalho; 4º maior poluidor mundial; 2ª carga tributária mais cara do mundo; 2ª taxa de cidadania mais cara do mundo, 66º lugar (entre 69) em IDH...

Claro que temos também os recordes positivos, principalmente nos esportes (futebol e vôlei) e, agora, como exportadores de cana-de-açúcar. Mas preferia trocá-los pelos outros.

Por isso, anotei aqui, porque merece uma reflexão para uma matéria futura.

Publicado por Ivo S G Reis em 10/12/2007 às 04h28
 
07/12/2007 03h24
Corporativismo, Corrupção e Impunidade na Política Brasileira
Este novo tema instigante será desenvolvido futuramente, porque é preciso dissecar e explicar como as coisas acontecem na política nacional e o que as incentiva.

Regimentos internos protecionistas, na  Câmara e no Senado, foro privilegiado, troca de favores, votos comprados na política do "toma lá da cá", a certeza da impunidade, excessivo corporativismo, a morosidade do judiciário, a falta de reforma política ou a reforma política de enganação, as emendas constitucionais, tudo isso precisa ser exposto e discutido para apresentar o problema.

Este tema será desenvolvido na seção de crônicas, subseção política.

Publicado por Ivo S G Reis em 07/12/2007 às 03h24



Página 1 de 2 1 2 [próxima»]