Ivo S. G. Reis - Artigos, Poesias, Ensaios, Aforismos, Contos e Crônicas
Temas Instigantes
Aqui se encontra parte da matéria-prima dos meus livros, publicados e não publicados
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
10/12/2007 05h28
Recordes (negativos) brasileiros
Andei meditando sobre alguns recordes indesejáveis que o Brasil detém e resolvi anotar aqui para comentar depois: 1º lugar em número de questões na Justiça do Trabalho; 4º maior poluidor mundial; 2ª carga tributária mais cara do mundo; 2ª taxa de cidadania mais cara do mundo, 66º lugar (entre 69) em IDH...

Claro que temos também os recordes positivos, principalmente nos esportes (futebol e vôlei) e, agora, como exportadores de cana-de-açúcar. Mas preferia trocá-los pelos outros.

Por isso, anotei aqui, porque merece uma reflexão para uma matéria futura.
Publicado por Ivo S G Reis
em 10/12/2007 às 05h28
 
07/12/2007 04h24
Corporativismo, Corrupção e Impunidade na Política Brasileira
Este novo tema instigante será desenvolvido futuramente, porque é preciso dissecar e explicar como as coisas acontecem na política nacional e o que as incentiva.

Regimentos internos protecionistas, na  Câmara e no Senado, foro privilegiado, troca de favores, votos comprados na política do "toma lá da cá", a certeza da impunidade, excessivo corporativismo, a morosidade do judiciário, a falta de reforma política ou a reforma política de enganação, as emendas constitucionais, tudo isso precisa ser exposto e discutido para apresentar o problema.

Este tema será desenvolvido na seção de crônicas, subseção política.
Publicado por Ivo S G Reis
em 07/12/2007 às 04h24
 
07/12/2007 04h12
Criação da OECONU - Organização Ecológica das Nações Unidas
Hoje ocorreu-me registrar a idéia que já vem há muito tempo martelando na minha cabeça: A criação de um organismo internacional, na verdade um governo mundial, para gerenciar os problemas ecológicos e ambientais do planeta.

E por que isto? Porque diante das graves ameaças à destruição da vida no Planeta Terra, e considerando-se que "o que se faz aqui, reflete lá", entendo que nenhum país deva ter o poder de decidir isoladamente sobre o que fazer em relação aos seus recursos naturais e ao meio ambiente. A responsabilidade é de todos.

Por isso, penso que a solução seria criar um organismo internacional, nos moldes da ONU, mas menos elitista e discriminativo, mais poderoso e com representação mundial de TODOS OS PAÍSES, e que iria gerenciar as questões ambientais no mundo.

É uma questão a ser pensada e mais um tema instigante a ser desenvolvido. Fá-lo-ei, tão logo possa. 
Publicado por Ivo S G Reis
em 07/12/2007 às 04h12
Página 3 de 3
1 2 3